Ilhabela – paraíso no litoral paulista

Quem nunca sonhou em conhecer praias paradisíacas, com paisagens maravilhosas que atire a primeira pedra! Mas o que muita gente não sabe é que existem lugares assim bem pertinho de nós. Recentemente tive o prazer de retornar a Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo. Lá realmente é um lugar que vale a pena conhecer, são diversas praias espetaculares, dignas de cartões postais.

A travessia para a ilha é por meio de balsas em São Sebastião. Cada vez mais este meio de transporte está evoluindo e as filas diminuindo, mas você pode acompanhar o tráfego no site do DERSA e, se preferir, agendar a travessia. Chegando na ilha, você logo irá perceber que existe uma divisão, lado norte e lado sul. Os dois são incríveis e se for ficar mais que um final de semana é possível conhecer as praias de ambos. Algumas praias são com o acesso um pouco limitado, pois existem poucos locais para estacionar, mas nada que uma caminhada não resolva. Acredite, vale a pena! A vila histórica, com comércio, restaurantes e informações de turismo, fica no lado norte. Trata-se de uma ótima opção de passeio para o fim de tarde e a noite.

Outra característica de Ilhabela é o seu grande interesse em eventos culturais. São diversos festivais de dança, teatro, música e gastronomia ao longo do ano. A maioria é aberto ao público e artistas renomados fazem participações. Em minha última visita tive o prazer de acompanhar o Por do Sol Musical. Foram quatro dias de shows com os músicos: Toquinho, Zélia Duncan, Guilherme Arantes e Zeca Baleiro. Além dos artistas locais: Beto di Franco, Larissa Cavalcanti (cantora incrível, vale a pena conhecer), Renato Barsa e Felipe Blues.

Em relação a hospedagem, são diversas opções, desde campings e hostels à hotéis de alto padrão. Eu costumo me hospedar no Hotel Praia do Portinho. Além da localização privilegiada no lado sul da ilha, o hotel conta com uma ótima estrutura, com vibe aconchegante e piscina aquecida. O ponto alto é a gastronomia, logo no café da manhã você já irá provar pães e bolos de fabricação própria e no horário do almoço ou jantar o restaurante Gato Negro do hotel oferece um cardápio maravilhoso.

E aí, se inspirou em conhecer esse paraíso?! Só não esqueça de levar o repelente, Ilhabela é conhecida pelos borrachudos, mas admito que cada vez menos eles estão incomodando.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *