Madeleines – uma Páscoa com toque francês

Eu sei que quando falamos da Páscoa as pessoas logo lembram dos ovos de chocolate. Admito que sou totalmente viciada por essa iguaria, comeria todos os dias sem enjoar, mas para esse ano resolvi tentar algo diferente. Vamos ser sinceros, a crise econômica afeta muito nosso dia a dia e comprar ovos de páscoa está cada vez mais difícil. Porém eu adoro presentear minha família e amigos, então recorri a uma receita francesa para criar algo único e delicioso de lembrança para aqueles que amo. A “Madeleine” é um bolinho com formato de concha muito comum na França, sua receita possibilita criar diferentes sabores e é uma delícia para acompanhar um café ou chá. Para dar um toque especial, criei uma embalagem bem charmosa e rústica.Veja abaixo a receita e o tutorial completo.

Essa receita é originalmente do chef Gordon Ramsay, eu utilizo como base e acrescento outros ingredientes para criar sabores. Você pode fazer de limão colocando raspas da casca da fruta, ou de baunilha, colocar um pouco de lascas de amêndoas ou até cacau em pó. Elas são feitas em uma forminha no formato de concha, você consegue encontrá-las em lojas especializadas em artigos para confeitaria.

Ingredientes:

75g de manteiga derretida;

3 ovos;

75g de açúcar;

75g de farinha de trigo;

1 1/2 colher de chá de fermento químico;

Comece derretendo a manteiga e reservando (deixe esfriar). Misture o ovo e o açúcar, bata até ficar um pouco mais claro. Acrescente a farinha, o fermento e o ingrediente que dará sabor. Após tudo bem misturado, coloque a manteiga derretida e mexa cuidadosamente. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe farinha, retirando o excesso. Encha 3/4 da forminha com a massa e asse em forno preaquecido a 180ºC, por 10 minutos ou até ficarem levemente douradas. Rende 24 bolinhos.

 

Para a embalagem:

Saquinho de papel pardo (ele tem capacidade de 1 kg e couberam 8 madeleines);

Fita (da cor desejada);

Fita dupla face;

Canetinha hidrocor;

Personalize o saquinho com um desenho ou mensagem fofa, abuse da criatividade. Eu escolhi fazer mandalas com uma canetinha da cor da fita. Coloque a fita dupla face no meio da embalagem, dos dois lados. Grude a fita deixando uma sobra em ambos os lados para fazer a dobra do saquinho e o laço.

Pronto, um mimo charmoso e gostoso para a páscoa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *